terça-feira, 3 de setembro de 2013

Diferentes tipos de iluminação!

A iluminação dá forma aos objetos, modifica a cor, destaca ou esconde uma peça qualquer, atrai o olhar, consegue dirigir a nossa atenção para os detalhes e conduzir nosso olhar pelo ambiente. Mas sua maior qualidade é interferir no estado de espírito de quem ali está – pode alterar humores, provocar recordações e liberar sentimentos. A luz e as luminárias também cumprem seu papel na decoração, dando personalidade aos ambientes. Não é exagero dizer que ela é tão importante em uma casa quanto um sofá confortável. Empregada corretamente, valoriza a arquitetura, torna o ambiente aconchegante e permite que o morador faça bom uso dos espaços.

São tantas as opções, luminárias de teto, de mesa, abajures, arandelas, plafons, lustres, pendentes, lâmpadas e spots. Mais quais os mais indicados para cada ambiente?

O planejamento da iluminação de uma residência por exemplo acontece basicamente em quatro etapas:

1 - ILUMINAÇÃO ARQUITETÔNICA: são os spots embutidos no teto, que têm como objetivo uniformizar a luz no ambiente, posicionados simetricamente e responsáveis por jogar a luz de cima para baixo.Tais pontos devem ser discretos e sua função é uniformizar a luminosidade dos ambientes.

2 - ILUMINAÇÃO DECORATIVA: lustres, pendentes, arandelas, etc. Ajuda a criar ambientes agradáveis e aconchegantes. São equipamentos visíveis, portanto devem dialogar com a decoração. Somados à iluminação arquitetônica em ambientes pequenos, esses recursos rendem uma luminosidade agradável. Entretanto, a luz ainda é geral, ou seja, não dá destaque aos quadros, objetos e a outros acessórios.

3 - ILUMINAÇÃO PORTÁTIL: abajures, luminárias e colunas. Aqui, deve-se prestar a atenção no ofuscamento, se a peça não oferece uma iluminação exagerada. Verifique a altura das peças e a incidência da luz – nada deve ferir o olhar ou provocar um brilho intenso.

4 - ILUMINAÇÃO FUNCIONAL: Trata-se da iluminação específica, usada em canto de estudo e trabalho, closet, espelho do banheiro, sobre a bancada da cozinha e para realçar obras de arte e vasos, entre outros destaques da decoração. É possível usar spots em forro de gesso próximos à paredes onde você quer realçar quadros. Para a área de serviço e a cozinha, as fluorescentes, donas de uma luz eficiente, embutidas em móveis são ideais. Já para valorizar prateleiras da estante, mangueiras luminosas são as peças mais indicadas.


LUSTRES
Os lustres pendentes são usados preferencialmente sobre a mesa de jantar. Além de modelos contemporâneos, há um revival dos antigos, que fazem bela figura em ambientes atuais.
Numa sala de jantar, além de iluminar a mesa, traz elegância! Se o pé-direito é baixo (cerca de 2,50m), evite lustres pendentes, enormes, que vão "achatar" o ambiente. Já um pé direito acima de 3 metros pode ser valorizado com um lustre que direcione a luz para cima.




PENDENTES
As luminárias pendentes podem ser usadas para dar dar mais ênfase a focos pontuais, como uma mesa de jantar, o criado-mudo ou para deixar a iluminação geral do ambiente mais suave, por isso, é importante saber combiná-lo com outros tipos de iluminação.
Para escolher a luminária certa, é importante prestar atenção na proporção entra a peça desejado, os móveis da sua decoração e o ambiente em geral. Se você escolher usar a luminária para a iluminação geral do ambiente, ela deve ficar a aproximadamente 2 metros do piso e nada de deixar o fio curto, o pendente perde todo o charme então o mínimo deve ser 20 cm de distância do teto. Já se a escolha for por iluminar um móvel, não existe a preocupação com a passagem, então 70 cm entre o móvel e a cúpula são ideais.










SPOTS
De embutir - São pontos de luz que podem destacar algum móvel ou iluminar alguma área específica da casa. 


De sobrepor - São uma alternativa articulável, onde você pode direcionar a luz para o ângulo que preferir.





ARANDELAS
São instaladas nas paredes para receber lâmpadas elétricas.
Proporcionam uma iluminação mais indireta e aconchegante á sua casa, além de decorar o ambiente.
Podem ser instaladas ao lado do espelho do banheiro, em paredes vazias numa sala de estar, nas paredes na subida de escadas e em corredores de circulação. Devem ser escolhidas peças pequenas, que deem efeito de luz aconchegante. Existem diversos modelos, desde os mais simples, pequenos e muitos charmosos! A pricipal fonte de decoração dessa luminária é o efeito de luz que ela fornece, por isso fique atento á isso na hora de escolher!






PLAFONS
Esse tipo de luminária com um suporte na parte inferior (uma espécie de prato) é sempre uma boa escolha porque joga a luz para o teto e, ao mesmo tempo, reflete sobre a mesa, destacando os alimentos sem ofuscar quem está sentado.
São instalados no teto para receber lâmpadas elétricas, decorando e agregando estilo ao ambiente.
É uma luminária rente ao teto, pode ser embutira ou sobreposta. A embutida é quando o forro é de gesso e ficando assim alinhada ao teto. A sobreposta é aquela que pode ser instalada no forro de alvenaria comum e que fico sobreposta ao teto.
Os plafons podem ser colocados em qualquer ambiente, banheiro, quarto, sala, cozinha, lavanderia, enfim, em todos os ambientes.
Escolha o modelo conforme o estilo do ambiente, romântico, clássico, contemporâneo, etc. Para quartos infantis, você pode optar por modelos coloridos. Para quartos de casal um modelo mais clean, moderno e com mais detalhes. Na cozinha opte por um modelo com lâmpadas, que ilume melhor, sem muitos detalhes,  modelo mais reto e discreto, pois na cozinha há acúmulo de gordura, então deve ser um modelo fácil de limpar. Na sala de estar e jantar, opte por modelos que chamem mais a atenção, com mais brilho e mais detalhes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário